top of page

TÁCITO
FERNANDES

Pernambucano do Recife, viveu a maior parte da sua vida em São Paulo, cidade que tanto ama e que o adotou ainda muito jovem. Oriundo da publicidade, onde atuou na área de criação até o ano de 2000, quando descobriu e apaixonou-se pela cerâmica.


Após cinco anos de vivências em diversas regiões, do Brasil e exterior, abriu seu atelier em Florianópolis, na Praia do Sambaqui, "o lugar mais lindo do mundo", diz o ceramista, sem exagero.


A bagagem adquirida em décadas dedicadas à criação migrou espontaneamente para o seu trabalho como artesão, permitindo a criação de peças por meio de placas e tiras de argila, onde o desafio à gravidade vai ao seu limite.


Logo o seu trabalho ganhou visibilidade e em 2007 lhe rendeu um convite para representar o Brasil em feiras e exposições na Europa, onde permaneceu por um tempo, retornando ao Brasil e também para São Paulo, sua terra de coração, vindo morar em Ibiúna, uma estância turística na serra, bem próxima a Sampa. Lá, numa chácara muito charmosa e cheia de arte, onde também mantém uma pequena galeria, o ceramista ministra suas concorridas oficinas de placas, seu universo na cerâmica. Para os participantes o lugar dispõe de edículas para hospedagem, funcionando como um tipo de pousada (única e exclusivamente para os alunos), proporcionando uma experiência de conhecimento inigualável.

bottom of page